EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IDENTIDADE TERRITORIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MESQUITA
educação ambiental, identidade territorial, território, cultura, tradições
Esta pesquisa baseia-se inicialmente na experiência de trabalho como Orientadora Educacional na Escola Municipal Aleixo Pereira Braga na Comunidade Quilombola Mesquita, localizada no município de Cidade Ocidental-GO, no entorno Sul do Distrito Federal. Durante a minha atuação na instituição 2018-2021, tive interesse em saber mais sobre a história e cultura local. Busquei participar das principais festividades e conversar com as pessoas da comunidade. Neste trabalho busco compreender a relação entre identidade e território do quilombo a partir da Educação Ambiental. Para isso, a pesquisa combina levantamento bibliográfico, documental e pesquisa participante para refazer um breve relato histórico sobre a Comunidade Mesquita desde a doação de terras até o último resultado do Censo Demográfico do IBGE de 2022, que pela primeira vez um levantamento sobre a população quilombola brasileira. A partir da vivência no contexto atual da comunidade, abordo a relação da comunidade com o meio ambiente, suas tradições culturais, como festas, danças, comidas e religiosidade e por fim falo do símbolo da comunidade Mesquita “O Marmelo” que durante décadas é cultivado por famílias e comercializado. Encerro este trabalho relatando sobre a crise atual vivida pela comunidade em razão dos interesses imobiliários sobre o território, a dificuldade em comprovar a titularidade de suas terras e a questão dos desmatamentos na localidade para refletir sobre o papel da educação ambiental nesse contexto.