Estudos comparados sobre Educação Superior a distãncia: os egressos dos cursos de licenciatura da UAB da Unimontes e UnB
Educação a Distância; Sistema Universidade Aberta do Brasil; Educação superior a distância, Egressos.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas de educação superior a distância, com foco no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e suas contribuições para a formação inicial e o desenvolvimento profissional de professores que se formaram no curso de Pedagogia entre 2013 e 2017 na Universidade Estadual de Montes Claros e na Universidade de Brasília. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa optou-se pelo estudo comparado do Sistema UAB em duas universidades públicas brasileiras. A metodologia inclui uma revisão de literatura para construir um referencial teórico com base em autores relevantes que discutem a temática e pesquisa documental. Para a coleta de dados, o estudo utiliza questionários aplicados aos egressos dos cursos de graduação em Pedagogia oferecidos na modalidade a distância na Unimontes e na UnB, além de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do Sistema UAB nessas universidades. O estudo em andamento apresenta dados preliminares sobre o papel da educação a distância na democratização do acesso ao ensino superior e na formação de professores, destacando as contribuições do Sistema UAB para as trajetórias acadêmicas e profissionais dos graduados em Pedagogia na modalidade a distância na Unimontes e na UnB.