“Minhas queridas companheiras”: narrativas epistolares de professoras sobre a docência em tempos de pandemia
Carta-tese, Sociopoética, Narrativas docentes, Pandemia
Nesta tese, analiso os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação escolar, na prática educativa e na subjetividade docente. Adotando a sociopoética e a epistolaridade como fundamento metodológico, a pesquisa reuniu memórias-fragmentos e diálogos epistolares de oito professoras dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do Espírito Santo. A estratégia metodológica consistiu em interrogar a experiência da virtualidade e do ensino remoto através da produção e da partilha de memórias-fragmentos-epistolares, visando identificar os aprendizados e as transformações vivenciadas pelas professoras, conformando, assim, um exercício auto(hetero) reflexivo/formativo em docência. O aporte teórico-conceitual da pesquisa abarca a vasta literatura sobre pandemia, trabalho docente, gênero e narrativas de si. Considerando a centralidade que a epistolaridade assume nesta pesquisa, seja como instrumento de produção de dados, seja como ponto focal das análises, o trabalho está organizado no formato de uma carta-tese.