JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O CAMPO CONCEITUAL ADITIVO
Jogos e brincadeiras; campo conceitual aditivo; Alfabetização Matemática
Os jogos e as brincadeiras, enquanto recurso didático, podem desempenhar um papel importante no trabalho pedagógico da alfabetização matemática. A alfabetização matemática envolve a compreensão e a construção de conceitos numéricos, bem como o domínio das operações matemáticas elementares, como a adição e a subtração, para resolver problemas, isto é, a progressão da compreensão dos estudantes em relação aos conceitos e relações de adição, desenvolvendo o campo conceitual aditivo. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar possíveis contribuições do uso do jogo e da brincadeira no trabalho pedagógico para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo no processo de alfabetização matemática de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse intento, os objetivos específicos são, identificar pesquisas brasileiras que abordaram o uso dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização matemática de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período de 2010 a 2019; analisar o uso do jogo e da brincadeira para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo no processo de alfabetização nos anos iniciais; descrever potencialidades dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da alfabetização matemática. Os aspectos metodológicos explicitam uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos de natureza descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de intervenção colaborativa. As técnicas de análise de dados foram a análise documental e análise de conteúdo. Kishimoto, Vigotski, Vergnaud, Danyluk e Teixeira e Moreira, são os referenciais teóricos de suporte da pesquisa. Como resultados preliminares tem-se que ainda é incipiente o número de pesquisas que trata da temática em tela. Considera-se, portanto, a necessidade de pesquisas que aprofundem mais sobre a temática em questão.