Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETE MARIA DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZABETE MARIA DE SOUZA SILVA
DATA : 20/12/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Reuniões Faculdade de Educação UnB - FE 3
TÍTULO:

 A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UnB,  O USO DAS TDIC E A PERSPECTIVA INCLUSIVA  NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Formação Inicial do Pedagogo. TDIC. Prática Pedagógica. Tecnologias. Estilos de Aprendizagem. Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Inclusão.  


PÁGINAS: 190
RESUMO:

RESUMO

Este estudo de doutorado tem como objetivo compreender as diretrizes curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) na Universidade de Brasília, a perspectiva da formação inicial para a educação inclusiva e o uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação - TDIC na prática pedagógica dos seus egressos nas escolas públicas do Distrito Federal. Neste contexto, a pesquisa buscará identificar em que medida a formação inicial do pedagogo da UnB, atuantes nas instituições de ensino público do Distrito Federal tem respondido à diversidade de formas de aprender de todos os estudantes na realidade das salas de aulas. Neste sentido, será considerada identificar a contribuição dos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como princípio orientador do processo educacional, considerando a diversidade dos estilos de aprendizagem presentes no cotidiano escolar (SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020; ZERBATO, 2018). Igualmente considerar a contribuição da TDIC e a Tecnologia Assistiva (TA), como recurso de apoio à mediação pedagógica do professor na atenção às necessidades educacionais específicas dos estudantes, visando o seu desenvolvimento e aprendizagem (BERSCHI & TONOLLI, 2021; GALVÃO FILHO, 2022). De abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa utilizará estratégias diversificadas para a coleta de dados por meio de mapeamento dos pedagogos da UnB no período de 2019 à 2023, em exercício profissional como professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, com aplicação de questionários e posterior realização de grupos de discussão com os sujeitos elegíveis. A análise dos dados se orientará pelos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo de BARDIN (2016). Almeja-se com este estudo de doutorado conhecer melhor a realidade, discutir e refletir as contribuições, não só das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial no curso de Pedagogia da UnB, mas sobretudo as evidências levantadas sobre esta formação ofertada a estes professores para o enfrentamento dos desafios no ensino, considerando a diversidade presentes na sala de aula e o uso de TDIC como recurso pedagógico, de forma a proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.386.801-** - AMARALINA MIRANDA DE SOUZA - UnB
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - ANA DA COSTA POLONIA - UNIEURO
Externo à Instituição - EDUARDO OLIVIO RAVAGNI NICOLINI - UnB
Externa à Instituição - ERENICE NATALIA SOARES DE. CARVALHO
Notícia cadastrada em: 17/01/2025 13:02
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