Gamificação no processo Ensino-Aprendizagem: perspectivas da Educação Inclusiva no contexto dos anos iniciais do Ensino fundamental no Distrito Federal
Palavras-Chave: Educação; TICs; Gamificação; Diversidade; Inclusão;
Resumo
Esta dissertação de mestrado, intitulada “Gamificação no Processo Ensino-Aprendizagem: perspectivas da Educação Inclusiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal”, buscou investigar o uso da gamificação como estratégia pedagógica no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, na promoção de um ambiente engajador e participativo, considerando a diversidade de formas de aprender e a perspectiva inclusiva. fundamentou-se em autores como Alves (2015), Mattar (2010; 2018), Busarello (2018) e Kapp (2012) e outros estudiosos no tema. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa identifica aspectos subjetivos do ensino e suas características relacionadas aos sujeitos da pesquisa, como o professor pesquisador e os estudantes da turma, investigando o fenômeno de ensino-aprendizagem com foco na mediação pedagógica considerando a diversidade presente em sala de aula. A metodologia apoiou-se em um estudo de caso realizado em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental identificada como integração inversa, que inclui Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários para o mapeamento do local de pesquisa, análise documental dos Relatórios de Aprendizagem dos estudantes, elaboração do plano de ação com a professora participante, diário de bordo da observação participante, entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com a turma. Os dados foram analisados com base nas orientações da Análise de Conteúdo, utilizando Bardin (2016) e Franco (2018), com o suporte do software Iramuteq indicado para análises estatísticas e saturação dos dados. Os resultados indicam que a estratégia pedagógica com o apoio da gamificação utilizada de forma intencionada, pode contribuir para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes, independente das suas demandas educacionais. Entre os desafios identificados, a pesquisa destacou a necessidade de adequar os recursos tecnológicos disponíveis para a implementação da estratégia pedagógica planejada. Essa adequação foi necessária no âmbito da pesquisa e exigiu um planejamento intencional alinhado aos objetivos de aprendizagem e aos conteúdos propostos pela professora da turma, utilizando a ludicidade da gamificação e os recursos disponíveis na escola. Assim, foi possível dimensionar os resultados positivos na aprendizagem e atender à diversidade presente em sala de aula, atendendo aos propósitos da pesquisa.