O CULTIVO DOS AFETOS NAS ARTES: Contribuições de Vigotski e Steiner para a educação
Arte; Educação; Afeto; Steiner; Vigotski
Essa dissertação tem como objetivo realizar uma análise dialógica das concepções de Lev Vigotski e Rudolf Steiner sobre a relação entre afeto e arte na educação, a partir de suas teorias. Ambos os autores reconhecem que a arte é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano, considerando suas dimensões afetivas e intelectuais, para Vigotski, e do pensar, do sentir e do agir, para Steiner. Para Vigotski, o ser humano é uma unidade intelecto-afetiva, e a arte desempenha um papel essencial nesse processo, auxiliando na regulação dos afetos e no desenvolvimento da consciência da particularidade. Já na pedagogia Waldorf de Steiner, a arte ocupa o centro do processo educativo, promovendo o desenvolvimento da criança em sua totalidade. O estudo critica a educação convencional, que trata a arte como meio para outros fins, propondo uma reflexão sobre a importância de valorizá-la como atividade fundamental para possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano.