DIREITO À EDUCAÇÃO E TEORIA DO RECONHECIMENTO: histórias que tecem o desenvolvimento de um Centro Exclusivo de EJA no DF
Direito à educação; centro exclusivo de EJA; teoria do reconhecimento; sentidos atribuídos à escolarização por educandos e egressos.
A tese de doutorado teve como objetivo analisar, à luz da Teoria do Reconhecimento, as contribuições de um Centro Exclusivo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal para a efetivação do direito à educação, com base nos sentidos atribuídos por educandos e egressos ao processo de escolarização. Foram definidos três objetivos específicos: reconstruir a trajetória de luta e superação da instituição no contexto educacional do DF; examinar como as dimensões intersubjetivas do reconhecimento — amor, direito e solidariedade — se articulam à garantia do direito à educação; e compreender os sentidos que educandos e egressos atribuem a si mesmos, à escola e às relações que possibilitaram o reconhecimento nessas dimensões. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como principais procedimentos metodológicos a pesquisa documental e a entrevista narrativa mediada por imagens. Os dados foram organizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, sendo codificados e categorizados conforme os eixos do estudo. O trabalho busca contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à EJA, evidenciando a importância de práticas educativas que reconheçam e valorizem os sujeitos historicamente excluídos do sistema educacional. Ao trazer as vozes de educandos e egressos, reafirma-se o papel da escola como espaço de reconhecimento, pertencimento e transformação social. Espera-se, assim, inspirar educadores a seguirem comprometidos com uma educação democrática, humanizadora e emancipadora, que efetive o direito à educação de maneira justa e solidária.