A disputa de concepções de gestão e formação
no Sistema de Ensino do Distrito Federal sob a
égide da implementação do Programa de Apoio
ao Novo Ensino Médio.
Educação básica; Sistema Público de Educação
do Distrito Federal; gestão democrática;
gerencialismo; PRONEM.
A pesquisa analisa a coexistência de
perspectivas de gestão na rede pública de ensino
do Distrito Federal. O questionamento central
foi assim delineado: quais as implicações para a
garantia do direito à educação decorrentes da
disputa de concepções de gestão democrática e
gerencial no Sistema de Ensino do Distrito
Federal e nas escolas públicas que implementam
o Programa de Apoio ao Novo Médio –
PRONEM? Foram investigadas, em cinco
escolas, as lutas entre as perspectivas de gestão e
seus reflexos na oferta de concepção de
educação integral e utilitarista no ensino médio.
A produção de dados se deu por meio de
pesquisa bibliográfica, análise documental e
entrevistas com sujeitos que atuam nas escolas e
espaços extraescolares. A implementação da
reforma do ensino médio demonstrou que a
gestão democrática institucionalizada não
mostrou efetividade como um instrumento de
partilha de poder. Devido à baixa participação e
à ausência de cultura democrática, prevalecem
relações autoritárias no SEDF e nas unidades
escolares. A hegemonia gerencial, bem como a
precarização das condições de trabalho dos
docentes, a falta de investimentos públicos, a
concepção utilitarista de educação inerente ao
PRONEM, a crescente privatização dos serviços
educacionais, aponta a formação instrumental da
juventude.