ESCOLAS TRANSFORMADORAS: VIVÊNCIAS EDUCATIVAS À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Educação transformadora; Processos e relações educativas; Educação social; Teoria Histórico-Cultural;
Humanização.
Esse trabalho teve como objetivo, investigar escolas, aqui
denominadas ‘transformadoras’, que tem se proposto a realizar seus
processos e relações educativas sob paradigmas diferentes dos
estabelecidos pela educação institucionalizada/bancária e como tem
influenciado no desenvolvimento das pessoas educadas por elas. A
pesquisa e analises se apoiaram principalmente na perspectiva
histórico cultural de Lev Semionovitch Vigotski e na filosofia
pedagógica humanizadora de Paulo Freire, entre outros/as autores/as,
que respaldam de forma contundente as relações e processos
educativos desenvolvidos por essas escolas. O principal objeto de
análise, foram as falas de pessoas que vivenciam e vivenciaram essas
escolas, extraídas de um conjunto de vídeos identificados na internet,
que demonstram o meio educativo, intencionalmente organizado para
oportunizar vivências permeadas de princípios, valores,
conhecimentos e concepções que constituem em elementos
mobilizadores de novos sentidos para relações educativas e
consequentemente sociais. O trabalho está estruturado na introdução
e em cinco principais capítulos, nos primeiro e segundo,
contextualiza alguns cenários de crises sociais que vivenciamos e
como estas se consubstanciam numa crise na própria educação. No
terceiro capítulo, descrevemos os caminhos metodológicos
percorridos para a realização dessa pesquisa. No quarto capítulo,
desenvolve-se as análises e reflexões em torno das vivências
educativas nas escolas transformadoras e como estas vem influindo
no desenvolvimento das pessoas envolvidas. Finalizando o trabalho
com as considerações finais. Desta forma, demonstrou-se a tese que
“as escolas transformadoras, mediante seus processos, relações e
meios educativos, oportunizam vivências que engendram nas pessoas
por elas educadas, sentidos e atitudes que podem colaborar com o
desenvolvimento de relações sociais e culturais mais humanizadas”.