DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: SABERES E ESTRATÉGIAS CONSTITUÍDAS NA AÇÃO DOCENTE.
saberes docentes; educação no contexto da Covid 19; formação de professores na educação de jovens e adultos; autoformação.
Este trabalho busca compreender, a partir dos saberes constituídos na ação docente, os desafios enfrentados por educadores da educação de jovens e adultos, e as estratégias de superação elaboradas a partir de sua ação pedagógica no contexto da pandemia Covid-19. A sustentação teórica é dada por André (2013); Wachowicz (2001); Kopnin (1879); Gamboa (2008); Arroyo (2017); Bauer e Gaskell (2008); Bourdieu (2008, 2015); Fontana (2010); Freire (1996, 2018); Galvão (2019); Haddad e Di Pierro (1994); Machado (1998, 2000, 2016) Nicodemos e Serra (2020); Nóvoa (2002); Schütze (1983); Saviani (2009); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Pineau (1985).A pesquisa de abordagem qualitativa faz uso da hermenêutica dialética como estratégia de investigação e compreensão, mediante aplicação de questionário e entrevistas narrativas. Os participantes do estudo são professores que atuaram durante o contexto da pandemia em turmas de EJA, durante os anos de 2020 e 2021, em uma escola pública situada em um bairro periférico do Distrito Federal. A taxa de retorno dos questionários foi de 93,3%. Os dados obtidos por meio dos questionários mostram que os docentes da EJA enfrentaram algum tipo de desafio ao lecionarem durante a pandemia. Os principais desafios apontados foram: 1) a falta de preparação dos alunos da EJA ao ambiente virtual 2) a dificuldade de acesso à internet e computadores por parte dos alunos; 3) a pouca adesão dos alunos às aulas remotas; 4) a dificuldade de adaptação dos professores ao ambiente virtual de aprendizagem; 5) falta de condições estruturais para ministrar as aulas remotas; 6) o uso de tecnologias educacionais. Os dados revelam que a pandemia influenciou sobremaneira o fazer docente em EJA, levando os professores a reinventarem suas práticas para responder aos desafios do processo de ensino e aprendizagem na escola pesquisada. As estratégias de superação utilizadas estão concentradas em quatro categorias: 1) aproximação dos discentes por meio de busca ativa; 2) diversificação da prática pedagógica; 3) enfrentamento da situação por meio próprios; e 4) trabalho coletivo. O estudo evidenciou que a atividade pedagógica durante a pandemia foi enfrentada principalmente pela busca de conhecimento por meio da autoformação, sendo a aprendizagem adquirida nesse período o fato de maior relevância no apontamento dos professores entrevistados.