FÉ NA EDUCAÇÃO: PROJETO DE PODER EVANGÉLICO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Educação Pública; Evangélicos; Congresso Nacional; Politicas Educacionais; Pentecostalismo
As proposições legislativas educacionais, apresentadas por parlamentares evangélicos no Congresso Nacional, são parte de um movimento que recoloca os princípios religiosos cristãos no centro do debate político no Brasil. Ao se constituírem como um dos pilares que fundamentam o projeto de poder político evangélico, tais proposições não se limitam às questões morais, mas partem delas para adquirirem legitimidade e capilaridade social. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal identificar como os elementos teológicos pentecostais se materializam em proposições legislativas educacionais que foram apresentadas por parlamentares evangélicos durante a 55ª e 56ª legislaturas na Câmara e no Senado Federal. Como objetivos específicos pretendemos: caracterizar os elementos constitutivos desse projeto de poder político; realizar levantamento de proposições legislativas educacionais propostas por parlamentares integrantes da bancada evangélica e identificar a presença da Teologia da Prosperidade, da Teologia do Domínio e da Teologia da Batalha Espiritual em tais proposições. Metodologicamente, utiliza-se o conceito de desprivatização da religião para interpretar o processo de constituição desse projeto de poder e os conceitos de conservadorismo e hegemonia para afirmar que o protagonismo evangélico na proposição de políticas educacionais, além de imprescindível para seu projeto de poder político, tem caráter excludente, autoritário e antidemocrático por contrapor-se aos princípios laicos do Estado brasileiro. Essa pesquisa qualitativa está referenciada na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético e será utilizada a análise de conteúdo como procedimento metodológico para análise dos dados.