O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO, CRIATIVO E ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pensamento matemático crítico e criativo. Pensamento algébrico. Ensino de equações.
Numa perspectiva de colaborar com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem e avaliação no campo da matemática, em especial, no entendimento de desenvolvimento do pensamento matemático, este projeto de pesquisa é proposto como o objetivo de analisar o desempenho de uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em relação ao desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e algébrico a partir de sequências didáticas para o ensino de equações do 1º grau. Os principais referenciais utilizados para pensamento matemático crítico e criativo foram: Gontijo (2007), Lithner (2008), Wechsler et al (2018) e Fonseca e Gontijo (2021). Os principais referenciais utilizados para pensamento algébrico foram: Fiorentini et al (1993), Kaput (1999), Ponte, Branco e Matos (2009), Almeida (2017) e Chimoni et al (2018). Trata-se uma pesquisa do tipo mista (qualitativa e quantitativa) que se classifica em relação aos objetivos em exploratória-descritiva, com delineamento de estudo de caso. A ferramenta metodológica utilizada será a Engenharia Didática com a meta de análise de situações didáticas, a partir da organização da pesquisa em quatro etapas: análise preliminar, analise a priori, experimentação, analise a posteriori e validação (CHEVALLARD,1982; ARTIGUE,1996), com adaptações dessa concepção realizada pela inclusão de instrumentos de pesquisa com design quantitativo (Teste de avaliação do pensamento crítico, criativo e algébrico). Na fase da experimentação serão organizadas sequências didáticas (BROUSSEAU, 2008) organizadas na conceção de Oficinas para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo (GONTIJO, 2018).