Banca de DEFESA: Helena Martins Mikado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Helena Martins Mikado
DATA : 16/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: virtual
TÍTULO:

AUTORIDADE DOCENTE: CONSTITUINTE DA PROFISSIONALIDADE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Autoridade docente; Educação; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O presente estudo tem como tema a autoridade docente como constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissional, partindo da constituição do processo da autoridade docente na escola de ensino fundamental – anos iniciais. Apresenta como objetivo geral: analisar o processo da autoridade docente como componente da profissionalidade e objeto de ações do desenvolvimento profissional. Na fundamentação teórica da pesquisa encontram-se estudos sobre autoridade, autoritarismo, licenciosidade, educação para a autonomia, emancipação e práxis docente, a função social da escola e as finalidades educativas em autores como: Gramsci (1999, 2001), Freire (1994, 1996, 1997, 2009, 2013, 2021), Duarte (2013), Kitchen (2014), Libâneo (1994, 2014, 2019, 2020), Vázquez (2007), Azzi (2012), Freitas (2012), Frigotto (2008, 2012a, 2012b), Novoa (2017), Pimenta (2012) Paulo Netto (2011) entre outros. A metodologia, de natureza qualitativa, fundamenta-se na perspectiva crítica para compreender a realidade enquanto múltiplas determinações e ir além da aparência imediata. Destarte, utilizou-se como instrumentos de construção de dados o questionário e o grupo focal e como técnica de análise de dados a Análise de Discurso (ORLANDI, 2020). As conclusões revelam que a autoridade docente investigada vai além de uma construção individual por meio da constituição do ser docente, pois compreende uma autoridade educativa da profissionalização da categoria dos professores que deve ser construída por meio da clara definição da função social da escola, das finalidades e objetivos educativos e, consequentemente, da definição do papel dos professores. Esses fatores constroem a legitimidade da ação educativa dos professores e lhes conferem o poder legítimo para o exercício profissional de seu trabalho, bem como a autonomia e a autoridade necessárias ao ser docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - PUC-Goiás
Interno - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Externa ao Programa - 1171102 - MARIA LUIZA MONTEIRO SALES COROA
Presidente - 1308175 - OTILIA MARIA ALVES DA NOBREGA ALBERTO DANTAS
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 12:04
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