AUTORIDADE DOCENTE: CONSTITUINTE DA PROFISSIONALIDADE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Autoridade docente; Educação; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade.
O presente estudo tem como tema a autoridade docente como constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissional, partindo da constituição do processo da autoridade docente na escola de ensino fundamental – anos iniciais. Apresenta como objetivo geral: analisar o processo da autoridade docente como componente da profissionalidade e objeto de ações do desenvolvimento profissional. Na fundamentação teórica da pesquisa encontram-se estudos sobre autoridade, autoritarismo, licenciosidade, educação para a autonomia, emancipação e práxis docente, a função social da escola e as finalidades educativas em autores como: Gramsci (1999, 2001), Freire (1994, 1996, 1997, 2009, 2013, 2021), Duarte (2013), Kitchen (2014), Libâneo (1994, 2014, 2019, 2020), Vázquez (2007), Azzi (2012), Freitas (2012), Frigotto (2008, 2012a, 2012b), Novoa (2017), Pimenta (2012) Paulo Netto (2011) entre outros. A metodologia, de natureza qualitativa, fundamenta-se na perspectiva crítica para compreender a realidade enquanto múltiplas determinações e ir além da aparência imediata. Destarte, utilizou-se como instrumentos de construção de dados o questionário e o grupo focal e como técnica de análise de dados a Análise de Discurso (ORLANDI, 2020). As conclusões revelam que a autoridade docente investigada vai além de uma construção individual por meio da constituição do ser docente, pois compreende uma autoridade educativa da profissionalização da categoria dos professores que deve ser construída por meio da clara definição da função social da escola, das finalidades e objetivos educativos e, consequentemente, da definição do papel dos professores. Esses fatores constroem a legitimidade da ação educativa dos professores e lhes conferem o poder legítimo para o exercício profissional de seu trabalho, bem como a autonomia e a autoridade necessárias ao ser docente.