TRABALHO E ADOECIMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL.
Trabalho docente; Adoecimento; Políticas Públicas.
Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). O trabalho docente constitui-se historicamente um campo de disputas no modo de produção capitalista, que resulta em desigualdades sociais, políticas, econômicas e precariza, sobretudo intensifica as condições de trabalho, que resulta no adoecimento dos trabalhadores. O estudo toma como base o trabalho como processo fundante da sociabilidade humana. Analisa as transformações acorridas no mundo do trabalho e a influência do modo capitalista de produção que tensiona a relações entre trabalho e trabalhador. Assim esta pesquisa ancorou-se no pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético, por possibilitar uma visão da totalidade na análise dos fenômenos, cuja perspectiva crítico-emancipadora permite a apreensão do realabstrato. Por isso, buscamos a essência da realidade concreta do trabalho docente e adoecimento, visto as contradições apresentamos o seguinte questionamento: Quais as relações entre trabalho e adoecimento de professores do Distrito Federal? Assim, objetivamos compreender os fatores de adoecimento vinculada à história do trabalho docente revelando as contradições desta relação. Desta feita, utilizou-se como instrumentos e técnicas o Estado do Conhecimento como estudo das produções já publicadas com a temática, análise documental, aplicação de questionários de forma on-line e presencial com os docentes da Educação Básica em regência e entrevistas semiestruturadas com quatro professores, um servidor da UQVT e um representante do SINPRO-DF. Os diálogos foram analisados, interpretados e sistematizados pelas categorias Totalidade, Mediação e Contradição do Materialismo Histórico e Dialético, resultando nos eixos dialéticos de análise para analisar o trabalho e o adoecimento docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: perfil, condições de trabalho, fatores e elementos que vulnerabilizam a saúde dos professores, políticas de prevenção ao adoecimento adotadas pela SEEDF e pelo SINPRODF e, os índices de afastamentos dos servidores. Concluímos que processo de adoecimento dos professores da rede pública de ensino do DF tem relação direta com as condições de trabalho, com a intensificação de suas atividades e pelo processo de responsabilização.