SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
Professor alfabetizador; Sentidos e Significados; Alfabetização; Trabalho docente; Bloco Inicial de Alfabetização.
Este trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos e significados do trabalho docente das professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para alcançarmos esse objetivo, delineamos como objetivos específicos: i) identificar o que as pesquisas brasileiras apresentam sobre o trabalho dos professores na/ com a alfabetização no período de 2010 a 2021; ii) Identificar os sentidos e significados constituídos pelas professoras alfabetizadoras sobre o trabalho que realizam; iii) Analisar as mediações que constituem os sentidos e significados sobre o trabalho docente produzidos pelas professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa fundamentada na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e na perspectiva histórico cultural. Como procedimento metodológico utilizamos a entrevista semiestruturada e analisamos os dados coletados conforme os princípios dos Núcleos de Significação da qual foram constituídos cinco núcleos de significação que nos ajudam a compreender os sentidos e significados sobre o trabalho das alfabetizadoras: i) sentido social do trabalho de alfabetizar; ii) sentido de um trabalho singular do alfabetizador; iii) sentido do trabalho fiscalizado/ controlado; iv) sentido da alfabetização como trabalho objetivado e v) sentido de um trabalho pragmático. Os resultados demonstram que as professoras alfabetizadoras, a partir dos determinantes culturais, sociais, políticos e econômicos que envolvem o trabalho com a alfabetização, constituem sentidos e significados que se configuram como marcas sociais subjetivadas pelos sujeitos e objetivadas na materialidade do trabalho que realizam.