Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: uma análise dos fundamentos conceituais e metodológicos
Formação Continuada de Professores; Centros Estaduais de Formação Continuada; Concepções teóricas e metodológicas.
Este Projeto de Pesquisa vincula-se a linha de pesquisa Profissão docente: currículo e avaliação tendo como objetivo analisar as concepções de Formação docente presentes dos Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores no Brasil, identificando seus fundamentos e marcos operativos a partir de suas propostas e agentes de formação. No Brasil, a Formação Continuada de Professores é um campo que sofre com avanços e retrocessos, tendo o professor como o principal afetado pelas disputas políticas e ideológicas. A descontinuidade de políticas e programas ligados a diferentes propostas governamentais e a influência de organizações internacionais, como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que defendem uma agenda neoliberal de privatização da educação e responsabilização dos professores pelos resultados da aprendizagem dos estudantes, tem apresentado um cenário complexo e contraditório; trata-se de um projeto hegemônico que visa a subordinação da sociedade ao mercado livre e à redução da intervenção do poder público, atendendo a uma agenda neoliberal que se sustenta em um projeto de manutenção da hegemonia no país. Assim, compreendemos que o Materialismo Histórico e Dialético é o método que nos permitirá compreender a realidade histórica, política e social do nosso objeto, juntamente com a técnica de Análise Documental e os instrumentos do questionário e da entrevista. Temos como referencial teórico sobre o campo da formação de professores e as políticas de formação continuada os estudos de Freitas (2005); Santos (2010); Curado Silva (2019); Saviani (2011 e 2016) dentre outros. Como achados parciais, percebemos que há uma descontinuidade de políticas e programas educacionais e estes, estiveram e ainda estão intrinsecamente ligados a uma agenda reformista que busca por meio da educação, formar pessoas para o mercado de trabalho que atendam os interesses capitalistas de manutenção hegemônica do status quo da divisão de classes da sociedade. Nosso objeto, os Centro estaduais de Formação Continuada de Professores, nos permitirá compreender por meio do estudo dos seus aportes conceituais e metodológicos, contribui para a manutenção ou resistência deste panorama.