CONCEPÇÕES E PRÍNCIPIOS DE CONSTITUIÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Políticas de Formação Continuada; Trabalho Docente; América Latina.
A proposta deste trabalho nasce de questionamentos e reflexões sobre a formação docente, com o olhar voltado para as políticas públicas de formação continuada na América Latina. Justificamos a realização da pesquisa com base nas relevâncias pessoal, social e científica assumidas, relacionada com o campo das intenções políticas, que impactam na formação e na constituição do trabalho docente. A pesquisa intenciona compreender os elementos filosóficos, epistemológicos e de orientações educacionais que constituem as políticas de formação continuada para professores da Educação Básica entre países da América Latina. Como campo epistemológico, a pesquisa assume a abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, atribuindo a base da análise de dados no materialismo histórico-dialético, situando o objeto no tempo, no espaço, na particularidade e no geral, nas semelhanças, diferenças e contradições, tanto na base material (mundo do trabalho) como imaterial, ideias, representações e discursos. No caminho metodológico, pretende-se realizar uma revisão de literatura, com a finalidade de organizar os principais estudos e pesquisas realizadas comparando a formação continuada para professores da educação básica no Brasil, Chile e Cuba entre 2016 e 2021. Isso nos encaminhará para entender as teorias, pensamentos e pesquisas que definem as políticas públicas de formação de professores, em especial as propostas de formação continuada, entre os países analisados. Em seguida apresentamos um breve panorama histórico de cada país, relacionando uma discussão inicial sobre o conceito de Estado com as reações constituintes do bloco histórico e as políticas públicas de formação de professores resultantes de tal movimento.