Banca de DEFESA: Victor Lino Bernardes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Victor Lino Bernardes
DATA : 28/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

 CORPO, EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE UM CORPO SIMBÓLICO


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo; Cultura; Educação; Subjetividade;


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O objetivo central desta testa tese foi investigar processos de subjetivação de um corpo simbólico. O corpo, aparentemente elemento universal, está distante de ter solucionado seu mistério, as diversas noções de pessoa e corpo veiculadas em culturas diferentes, sejam elas tradicionais ou contemporâneas, são subjetivadas, singularizadas na subjetividade gerando formas específicas de indivíduos vivenciarem sua realidade corpórea. O debate educativo em torno do corpo é unânime em compreender a necessidade de resgate do corpo em seu aspecto emocional, sensível e expressivo como formas de atender à complexidade humana garantindo que a mesma se expresse, nos espaços educativos, toda a sua potencialidade. Para a realização do estudo da subjetividade, em uma perspectiva cultural-histórica, foram utilizados os princípios da Epistemologia Qualitativa e o Método de Construção-interpretativa para análise das informações. Concluiu-se que o corpo pode ser subjetivado de formas diversas gerando formas distintas do indivíduo subjetivar a si mesmo. As formas de subjetivação dependem não apenas do corpo simbólico com quem se encontra o indivíduo, mas da história de vida da pessoa configurada em sua subjetividade. O presente trabalho alerta para a relevância das categorias sujeito e agente como formas de investigar o desenvolvimento da subjetividade em circunstâncias diversas, nesse caso no encontro de um ocidental com um sistema simbólico de origem asiática em que uma forma específica de corpo é aprendida pelo mesmo. Compreendeu-se também que sensações, prazer, dor, aprazível, inaprazível e também as emoções, não afetam diretamente o indivíduo. O modo como tais estados vão impactar a vida da pessoa dependem da maneira como os mesmos como produções culturais, se encontram configurados em sua subjetividade, gerando modos alternativos de subjetivar tais estados. Registrou-se também a emergência de recursos subjetivos tais como modo somático de subjetivação, onde o indivíduo, ao encontrar-se com um sistema simbólico em que o corpo é situado passa então a ter o corpo como integrante de suas reflexões fazendo com que as mesmas sejam sempre marcadas por aquilo que sente, sendo valorizadas no aspecto sensível e se expressando em uma ética que busca ponderar os movimentos que se operarão no mundo tendo como base a compreensão de que tais ações promoverão contextos que também afetarão o indivíduo em sua subjetividade/corporeidade. À titulo de conclusão se compreende a complexidade e criticidade com que a inserção do corpo precisa se ater ao buscar culturas corporais para inseri-las de modo intencional nos processo educativos formais ou informais pois a subjetivação de tais projetos se operarão das maneiras mais diversas fazendo com que o acompanhamento das formas de subjetivação do corpo seja considerado elemento essencial para verificar a capacidade de tais práticas e representações de corpo em favorecer formas de desenvolvimento da subjetividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO FURTADO HOLANDA - UFPR
Presidente - 692.985.131-00 - ALBERTINA MITJANS MARTINEZ - UH
Externo ao Programa - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externa à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA CAMPOLINA - UNICEUB
Externa à Instituição - SUSELAINE SEREJO MARTINELLI - IFB
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 11:54
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app29.sigaa29