A INCLUSÃO E O USO DAS TDIC NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO APOIO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; TIDIC; DUA; Mediação Pedagógica; Ensino
RESUMO
É fato que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem avançado muito e, cada vez mais, dispoõem de muitos recursos que podem apoiar a mediação pedagógica do professor para favorecer a aplicação de estratégias que proporcionem um ambiente educativo rico em oportunidades de aprendizagem, participação e inclusão. Nessa perspectiva, a integração dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na mediação pedagógica pode se apresentar como estratégia para orientar o planejamento e diversificar as formas para tratar o conteúdo, propor atividades que provoquem o engajamento dos estudantes e flexibilizar as formas de avaliação da aprendizagem. Esta concepção alicerça o presente estudo que objetiva analisar se o uso intencional de TDIC pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, observadas as perspectivas do DUA que aponta a necessidade de se considerar a diversidade de formas de aprender presente na sala de aula. A pesquisa adota a abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, cujo contexto será turma de séries inciais de escola pública de Nova Xavantina-MT, tendo como sujeitos, professores e alunos da turma selecionada de acordo com critérios pré-estabelecidos. As estratégias metodológicas serão: a observação participante, com elaboração de plano de aplicação em conjunto com o professor para realizar intervenção pedagógica, retroalimentação do planejamento e avaliação posterior; entrevista semiestruturada; roda de conversa e diário de campo. Os instrumentos previstos para a coleta de informações serão: roteiro de entrevista, roteiro de roda de conversa, roteiro de observação e roteiro para mapeamento da realidade educacional e seleção do contexto e sujeitos para realização da pesquisa. As informações obtidas em campo de pesquisa se fundamentará nos procedimentos e orientações da análise de conteúdo de Bardin (2016). Nesse sentido pretende-se conhecer e compreender essa realidade educacional e o processo de ensino e aprendizagem apoiado pelo uso de TDIC, pensado para todos os estudantes na perspectiva do DUA para favorecer práticas pedagógicas que posssam promover a inclusão e aprendizagem para todos os estudantes.