A imagem do Baobá entre autobiografia e comparação
Baobá; educação comparada; ensino da história e cultura afro-brasileira, literatura infantil, Guiné Bissau.
O trabalho visa dar uma contribuição ao campo dos estudos sobre ensino da história e cultura afrobrasileira, investigando um tema central para as culturas africanas: a árvore do baobá. Especialmente, desenvolveu uma análise interpretativa do livro infantil Obax, escrito e ilustrado por André Neves (2010), no contraponto com as memórias autobiográficas do autor desta dissertação, crescido e formado nas escolas da Guiné Bissau. O trabalho se apropria portanto das metodologias da educação comparada, considerando, por um lado, a representação, também imagética, do baobá na obra de Neves, e, por outro, os saberes ancestrais apreendidos oralmente às sombras dos baobás na Guiné. Destaca-se entre os resultados, a importância do baobá e dos saberes tradicionais que se relacionam a esta árvore, na Guiné, e o valor destes conhecimentos para uma educação no Brasil, ciente da centralidade dos saberes oriundos da história e das tradições africanas. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB).