Novo ensino médio e projetos de vida: um estudo comparado do processo de implementação no Ceará e Distrito Federal.
Ensino Médio; Estudo comparado; Políticas Educacionais; Ceará; Distrito Federal.
O presente é um estudo comparado do processo de implementação no Ceará e no Distrito Federal é de caráter exploratório e explicativo. Quanto aos objetivos, tem-se como geral: Analisar, em perspectiva comparada, o processo de implementação do NEM nas unidades federativas do Ceará e do Distrito Federal considerando as reformas e transições educacionais e suas repercussões na formulação de políticas educacionais. E como objetivos específicos, tem-se: 1) Apresentar a estrutura e a organização da rede pública oficial de ensino do CE e DF, em uma perspectiva comparada, estabelecendo aproximações legais, históricas, sociais e culturais desse processo; 2) Analisar a implementação do NEM nas redes de ensino público da educação básica no CE e DF, a partir da aprovação da Lei 13.415/17; 3) Mapear os elementos teórico-metodológicos estão na base de elaboração e de implementação da atual política educacional do estado do CE e do DF que os distanciam e os aproximam no que diz respeito aos resultados. Para atingir estes objetivos, consideraremos o contexto de reformas e transições educacionais já ocorridas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa de abordagem qualitativa se desenvolverá fazendo uso do tipo pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados se dará a partir do arcabouço da análise de conteúdo. Ao mesmo tempo será feito um levantamento documental e bibliográfico a fim de, por meio da análise das políticas educacionais globais e o currículo ser possível compreender em que contexto político, histórico e social se elaboram e como se relacionam na realidade.