O essencial é invisível aos olhos: prescrições, significações e práticas avaliativas nos anos iniciais
Prescrições; Significações; Práticas Avaliativas; Anos Iniciais; Avaliação para as aprendizagens
Este projeto tem como objetivo geral: analisar como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola classe articulam às suas práticas avaliativas em sala de aula as proposições do regimento da rede pública de ensino do DF e das diretrizes de avaliação educacional. Os objetivos específicos são: a) Discutir as orientações para a avaliação nos anos iniciais contempladas no Regimento da rede pública de ensino do DF (2019) e nas Diretrizes de Avaliação Educacional (2014). b) Discutir as significações constituídas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental acerca das propostas de avaliação contempladas no Regimento da rede pública de ensino do DF (2019) e nas Diretrizes de Avaliação Educacional (2014). c) Compreender como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino articulam no trabalho pedagógico orientações de avaliação distintas. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 2018; Bogdan; Biklen, 1994; Creswell, 2007) assume a perspectiva crítico-dialética com base em pressupostos do Materialismo HistóricoDialético discutidos por Cury (1989), Húngaro (2014), Kosik (1969), Netto (2011), Triviños (1987), Sousa (2014), entre outros. Para a produção dos dados, utilizaremos: análise documental, observação de aulas e entrevistas semiestruturada com professores que lecionam no Bloco Inicial de Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. A leitura e organização dos dados será realizada por meio do procedimento de Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella, 2006).