A atividade pedagógica de docentes do AEE em sala de recursos generalista na confluência com professores regentes do ensino regular dos anos finais do ensino fundamental.
Atendimento Educacional Especializado; Sala de Recursos Generalista; Saberes Pedagógicos; Docentes
Esta pesquisa tem como tema a atividade pedagógica de docentes do AEE em sala de recursos generalista na confluência com professores regentes do ensino regular dos anos finais do ensino fundamental. Partindo da questão problema indaga-se: quais os saberes pedagógicos necessários ao docente do Atendimento Educacional Especializado-AEE? O questionamento levou ao objetivo geral: Compreender os saberes pedagógicos necessários ao professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE na sala de recursos generalista. A metodologia, aplicada ao estudo, se constitui de natureza qualitativa numa aproximação a Teoria Crítica. Os sujeitos da pesquisa são docentes do AEE, que compõem as salas de recursos generalistas e os professores regentes do ensino regular das respectivas escolas do AEE, vinculadas à Coordenação Regional de Ensino do Paranoá/Itapoã. No intuito de traduzir os dados, pretende-se fazer uso de análise de discurso crítica. A fundamentação teórica encontra-se pautada nos estudos teóricos de Charlot, Dantas, Franco, Tardif, Mantoan, Pimenta, Os documentos são as Orientação Pedagógica da Educação Especial do Distrito Federal, legislações. Resultados esperados apontam para uma pesquisa capaz de contemplar a importância dos saberes pedagógicos para a prática escolar do profissional do AEE e para o processo de escolarização do estudante atendido. Com a relevância do estudo, pretende-se, ainda, contribuir para a reflexão sobre o papel do profissional do AEE para o adequado processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido em sala de recursos generalista, nos anos finais do ensino fundamental, nas escolas públicas do Distrito Federal.