“A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia”.
Plágio; Ciberplágio; Inteligência Artificial;Escrita acadêmica; Educação Superior
A Inteligência Artificial apresenta-se em várias esferas do cotidiano das pessoas, provocando grande impacto na produção de linguagem. A presente pesquisa buscou analisar criticamente a compreensão de estudantes de graduação em Pedagogia sobre a inter-relação entre plágio e uso de Inteligência Artificial para a produção de textos escritos. O referencial teórico aborda o plágio, o ciberplágio acadêmico e aInteligência Artificial para produção de textos. Os dados foram coletados junto a estudantesde graduação do curso de Pedagogia das modalidades presencial e a distância da Universidadede Brasília, mediante aplicação de questionário e entrevista. Para análise dos dados, lançamosmão da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e da triangulação de dados de Triviños (1987).Os participantes apontam, como principal causador do plágio, no questionário, a dificuldadena escrita original e autônoma e nas entrevistas o tempo. Eles admitem a utilização deferramenta de IA para escrita de textos dissertativos, compreendem o conceito do plágio demodo geral, porém, diante de uma situação específica de uso de IA para escrita de textosacadêmicos, a maioria deles não consegue identificá-lo. Conclui-se que os estudantesdemonstram preocupação com questões de autoria em caso de uso de ferramentas de IA paraescrita de texto. Diante disso, identificamos a necessidade de se repensar o ambienteeducativo na Educação Superior a fim de que ele propicie a construção da autoria, acompreensão de situações que envolvem plágio ou ciberplágio acadêmico e a formação parautilização de ferramentas deIA generativas.