A PRÁXIS DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UnB , NA ESCOLA ESTADUAL MADRE CRISTINA - MT
Formação de professores; Educação do Campo; Transformação da forma escolar; Trabalho coletivo
O projeto de tese que apresentamos nesta pesquisa será desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa objetiva compreender as práxis que contribuem para o trabalho socialmente necessário na produção e valorização vida a partir dos egressos das licenciaturas em educação do campo- LEdoC- UnB em uma escola do campo ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST – MT, buscando compreender a formação e o trabalho desenvolvido por estes egressos em seus territórios, na perspectiva da práxis transformadora. Para discutir essa questão, pretendemos nos aproximar do locus de pesquisa que será a Escola Estadual Madre Cristina, situada no Assentamento Roseli Nunes no município de Mirassol D’Oeste- MT. Utilizaremos os referenciais epistemológicos do Materialismo Histórico-dialético (MHD) para desenvolver a pesquisa, pautando-nos no desafio de ancorar os métodos de análise científica a partir da realidade dos territórios pesquisados e na práxis. A abordagem será da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Com a realização dessa pesquisa espera-se ampliar o conhecimento sobre a Docência Camponesa e as práxis que contribuem para o trabalho socialmente necessário na produção da vida e valorização dos saberes e da cultura camponesa bem como compreender os desafios e lutas que perpassam a Educação do Campo no Estado de Mato Grosso.