DA PERIFERIA AO MUNDO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PÓS-POPULARES AO ACESSO DE MULHERES À PÓSGRADUAÇÃO
Acesso e Permanência na Educação Superior. Mulheres. Patriarcado. Pós-graduação. Pós-Populares
Esta pesquisa tem como finalidade analisar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Extensão Pós-Populares nas regiões periféricas de Brasília e em sua região metropolitana. O objetivo geral é analisar de que maneira o Programa contribui para o acesso e permanência de pessoas, especialmente mulheres, no ensino de pós-graduação em universidades públicas. Os objetivos específicos são: 1) identificar os elementos do patriarcado que se constituem como obstáculos para a entrada das mulheres na pós-graduação; 2) analisar as dificuldades que as mulheres oriundas do Programa de Extensão Pós-Populares enfrentaram para acessar, permanecer e concluir seus cursos; 3) compreender de que forma o trabalho reprodutivo impacta na permanência e êxito de mulheres na pós-graduação. Nossa pretensão é investigar em que medida o PósPopulares impacta e tem servido de escopo para o acesso ao universo acadêmico, contribuindo para a emancipação de mulheres da periferia de Brasília e sua região metropolitana. Trata-se de um trabalho de teor qualitativo e bibliográfico com análise de dados e de conteúdo, que será feito a partir de materiais escritos sobre o que é e como funciona o Programa de Extensão Pós-Populares, assim como entrevistas com seus (as) fundadores (as). Serão feitos, também questionários com mulheres participantes das reuniões e oriundas do Programa que concluíram seus cursos. A análise será feita a partir das categorias do materialismo histórico dialético, que nos faz enxergar para além da realidade posta e que nos possibilita compreender o movimento dialético entre o concreto e o abstrato e o retorno ao concreto.