Titulo:
A formação musical nos Conservatórios Estaduais de Minas Gerais (CEM) e as Tecnologias como apoio no atendimento à diversidade de Estilos de Aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave:
Formação Musical; Conservatórios de Música de Minas Gerais; Diversidade; Tecnologias; Estilos de Aprendizagem.
RESUMO
"Este projeto de estudo de doutorado busca analisar a formação ofertada pelos Conservatórios de Música de Minas Gerais (CEM) e o uso das TICs como apoio no atendimento á diversidade de Estilos de Aprendizagem dos estudantes. Compreende-se que a diversidade nas formas de aprender é inerente à realidade dos sujeitos e os professores, assim como as instituições de ensino, precisam estar atentos para reconhecerem, planejarem e intervirem, com bases na atenção a estas diferenças, de modo a favorecer a aprendizagem de todos os estudantes. Assim será importante compreender como as TICs podem desempenhar papel significativo para diversificar estratégias pedagógicas e ou recursos de apoio para potencializar a formação musical. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, utilizando uma abordagem sequencial exploratória em duas fases: uma qualitativa e outra qualitativa, no intuito de abarcar o contexto do estudo e aprofundar nas questões de ensino e aprendizagem. As estratégias de coleta de dados serão: mapeamento das instituições de ensino (CEM),cursos e sujeitos, questionários aplicados a estudantes, professores e gestores, em seguida, a partir dados das etapas anteriores da investigação, a realização de grupos focais, com sujeitos selecionados. Pretende-se com este estudo compreender a formação ofertada pelos CEM e discutir os resultados do estudo realizado na perspectiva de contribuir para fomentar a qualidade da formação, a partir da compreensão da diversidade de estilos de aprendizagem e das formas de ensinar, considerando as possibilidades ofertadas com o apoio da TIC."