Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO MOREIRA BORGES DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO MOREIRA BORGES DE CASTRO
DATA : 22/03/2024
LOCAL: online

ENTRE A EXPANSÃO E O DECLÍNIO: A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E A QUEDA NAS INSCRIÇÕES DO ENEM NO PERÍODO 2017 - 2021

Educação Pública. Acesso à Educação Superior. Democratização do ensino, ações afirmativas e expansão educacional.

No momento em que se debate a atualização das ações afirmativas nas universidades públicas e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) completa 25 anos, este projeto de pesquisa visa analisar os ciclos de expansão do ensino superior e a recente diminuição no número de inscritos na principal modalidade de ingresso nas universidades do país. A pesquisa busca compreender as motivações por trás das recentes mudanças nos indicadores de participação, que é emblemático no segundo ciclo de democratização do ensino superior. Diante da diversidade de fatores explicativos para o fenômeno, o texto resgata a história do exame, questionando se este poderia representar um marco na ruptura do último ciclo de expansão de matrículas experimentadas pelo país nos últimos 20 anos.

Presidente - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Externa ao Programa - 2269744 - MARIA ELAENE RODRIGUES ALVES - nullExterno à Instituição - MARIO BISPO - SEEDF
Externa à Instituição - MIRIAM FÁBIA ALVES - UFG
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 17:15