Banca de DEFESA: DEBORA FURTADO BARRERA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA FURTADO BARRERA
DATA : 17/04/2024
LOCAL: FE-UnB

O CANTO DAS SEREIAS: A ENTRADA DAS BIG TECHS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Google; Microsoft; Educação superior pública; Formação na universidade; Capitalismo de vigilância.

Empresas como Google e Microsoft estão presentes no cotidiano de nossas vidas, trazendo inúmeras facilidades na comunicação entre as pessoas e no acesso a informações. Esse fenômeno é oriundo de uma nova configuração do sistema econômico o qual está sendo compreendido como capitalismo de vigilância, em que tais empresas possuem seus modelos de negócios baseados na coleta e no monitoramento de dados. Desde o início dos anos 2000, essas grandes corporações tecnológicas têm ampliado sua esfera de atuação para outros setores, como a educação. No Brasil, percebemos a presença dessas Big Techs na educação ao analisar que quase 80% das instituições públicas de ensino superior mantêm acordos com alguma dessas empresas para a oferta de aplicativos voltados para as ações de ensino. Diante desse cenário, indagamo-nos: quais são as implicações da entrada das grandes corporações tecnológicas no projeto formativo das universidades públicas brasileiras? Esta investigação terá ancoragem, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Jose Van Dijck, que propõe uma análise da sociedade a partir dos conceitos de plataformização e do dataísmo. Trata-se de uma pesquisa de natureza hermenêutica de abordagem reconstrutiva uma vez que, a partir do diálogo com o outro, é possível resolver interpretações equivocadas sobre o mundo. Com a finalidade de contextualizar o cenário vivenciado pelas instituições que aderiram aos serviços de grandes empresas tecnológicas, será realizada uma análise dos seguintes documentos das universidades: Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de gestão de TI da instituição e termos de acordo realizados entre a instituição e as empresas Google ou Microsoft para oferta de aplicativos. Também será realizada a aplicação de um questionário fechado com os gestores das áreas de tecnologia da informação ou de educação a distância das instituições. Em busca dos esclarecimentos sobre o problema a ser compreendido a partir deste estudo, foram selecionadas cinco universidades federais brasileiras que aderiram aos serviços da Google ou Microsoft, a saber: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Presidente - 1643971 - CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI
Interno - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Interno - 1476784 - REMI CASTIONI
Externo à Instituição - ANGELO VITÓRIO CENCI - UPF