Banca de DEFESA: Hugo Nicolau Vieira de Freitas

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Hugo Nicolau Vieira de Freitas
DATA : 31/07/2024
LOCAL: Faculdade de Eduação

O PROTAGONISMO ESTÉTICO, POLÍTICO E EPISTÊMICO DE CRIANÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM ARTE

Ensino de arte; Escolas parque; Crianças artistas; Crianças protagonistas; Decolonização da educação.

Nesta tese, analiso o protagonismo de estudantes do ensino fundamental da Escola Parque 313/314 Sul, da cidade de Brasília, em processos de produção artística. Etnografando minha prática docente em Artes, realizada entre os anos 2012 e 2019, com crianças de 6 a 11 anos, relato e analiso quatro experiências desenvolvidas nesse período. Busco demonstrar como os processos de criação de obras de arte podem constituir situações promovedoras do protagonismo estético, político e epistêmico das crianças no espaço escolar, confrontando as perspectivas pedagógicas adultocêntricas que as relegam a um lugar de puerilidade cognitiva. Argumentando em defesa do protagonismo das crianças, a tese também contribui para apontar caminhos de decolonização do ensino das Artes. Para o desenvolvimento da análise, mobilizo aportes teóricos-conceituais sobre as infâncias, a arte e o ensino da arte, priorizando perspectivas não norte/eurocentradas, como os freirianos, os decoloniais e em perspectiva decoloniais (autoras e autores que não se intitulam como decoloniais). Coerente com a perspectiva política-epistêmica aqui adotada, que reconhece a agencialidade das crianças, a tese será escrita em uma linguagem narrativa acessível aos meus principais interlocutores — as crianças. Para tal, utilizo aporte teórico que trata sobre escrita insurgente e literatura escrita para crianças.

Presidente - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Interna - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES
Externa ao Programa - 1198789 - LUCIANA HARTMANN - UnBExterna à Instituição - CLARICE DA SILVA COSTA - UFG
Externa à Instituição - KATHIA NÚÑEZ PATIÑO - UNACH