Banca de DEFESA: Angélica Aparecida Ferreira da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Angélica Aparecida Ferreira da Silva
DATA : 13/06/2024
LOCAL: online

Infância(s) na Ceilândia-DF: o que contam crianças sobre seus interesses e espaços

Infâncias; Crianças; Ceilândia-DF; Participação infantil; Triangulação metodológica.

A pesquisa se insere no campo dos estudos sobre a(s) infância(s), na linha de pesquisas de Estudos Comparados em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A investigação tem por objetivo descrever e analisar o que conta um grupo de crianças moradoras de Ceilândia-DF acerca de sua(s) experiência(s) de infância(s), evidenciando seus interesses e desejos e as relações que estabelecem com o espaço onde vivem. A tese se embasa nos aportes teórico-metodológicos do campo de estudos da(s) infância(s), dialogando com a Sociologia da Infância e, interdisciplinarmente, com a Geografia das Infâncias. É uma pesquisa com crianças que destaca a relevância de ouvir o que esses atores sociais têm a dizer sobre suas experiências de infância no contexto pesquisado. Para facilitar e ampliar a compreensão sobre o que elas tinham a dizer, foram utilizados desenhos, fotografias e conversas com as crianças sobre suas produções como estratégias metodológicas para o estabelecimento de um diálogo que valorizasse as suas diversas linguagens. As crianças demonstraram interesse e desejo por ampliar o tempo de permanência e o acesso a espaços, institucionais e/ou públicos, que possibilitem a interação e a brincadeira com seus pares. As participantes reconheceram e ponderaram sobre alguns fatores que limitam e restringem o seu acesso livre aos espaços públicos do setor onde residem. E tecem claras e objetivas avaliações sobre as condições e a organização dos espaços públicos do lugar onde residem, evidenciando a existência de poucos espaços que as crianças podem frequentar com segurança e liberdade.

Interna - 1053965 - BENEDETTA BISOL
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Presidente - 6426481 - INGRID DITTRICH WIGGERS
Externa à Instituição - ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA - UFMG