Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CHAVES MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA CHAVES MARTINS
DATA : 14/06/2024
LOCAL: FE-01 Sala de Atos

PROCESSOS SUBJETIVOS QUE TRANSPASSAM A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES ORIUNDOS DE CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: Um estudo de caso sobre a Universidade de Brasília.

Permanência estudantil; Estudantes socioeconomicamente vulneráveis. Subjetividade; Assistência estudantil; Psicanálise.

Este Projeto de Pesquisa pretende compreender, à luz dos pressupostos teóricos da psicanálise, a permanência estudantil dos estudantes socioeconomicamente vulneráveis assistidos pelos programas da assistência estudantil na Universidade de Brasília (UnB), enquanto processo subjetivo no qual se inserem estratégias institucionais de apoio à formação acadêmica a partir das vivências dos universitários em seus processos de formação. A pesquisa desafia-se a aprofundar os estudos acerca dos processos subjetivos que permeiam o acesso, a permanência e a diplomação de estudantes empobrecidos na universidade pública; compreender a realidade desses sujeitos na UnB, na qual uma parcela que, embora seja contemplada com todos os programas e auxílios pecuniários disponíveis, ainda não tem sua permanência assegurada. Para tanto, se propõe situar, a partir do retorno ao Projeto Original Darcy Ribeiro de criação da UnB, o processo de (re)democratização da universidade; investigar, a partir da escuta dos sujeitos, quais são os fatores de ordem subjetiva que colocam em risco a permanência dos estudantes contemplados pelos programas da assistência estudantil; identificar as ações e os programas institucionais previstos para a garantia da permanência para além da Política de Assistência Estudantil, bem como analisar se elas suprem as demandas subjetivas dos estudantes empobrecidos. A hipótese de pesquisa é que a garantia de condições materiais nos processos de permanência com vistas à diplomação no ensino superior público só é efetiva se estiver alinhada e mediada por ações de caráter político, subjetivo e de pertencimento. Nesse sentido, a fim de subsidiar esta proposta de estudo, trazemos ao debate a psicanálise, enquanto arcabouço teórico, constituindo nosso tripé teórico-metodológico: educação, psicanálise e política.

Interna - 1643971 - CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI
Externo ao Programa - 404847 - ILENO IZIDIO DA COSTA - nullPresidente - ***.860.028-** - INES MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA - UnB
Externo à Instituição - MARCELO RICARDO PEREIRA - UFMG
Notícia cadastrada em: 22/05/2024 15:20