Banca de DEFESA: Cleide Maria de Souza

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cleide Maria de Souza
DATA : 19/06/2024
LOCAL: online

A ESCOLA DO CAMPO - A COMUNIDADE CAMPONESA - A UNIVERSIDADE: PRÁXIS EDUCATIVA AGROECOLÓGICA - UMA TEIA DE RELAÇÕES NA RESISTÊNCIA DOS SUJEITOS COLETIVOS

Educação do Campo; Agroecologia; Produção do Conhecimento; Práxis
transformadora.

A presente pesquisa, desenvolvida na linha Educação Ambiental e Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, durante o período de 2022 a 2024. O objetivo geral foi analisar como os sujeitos coletivos organizados na teia de relações que envolve a Escola do Campo, a comunidade camponesa e a universidade pública materializam a Práxis Educativa Agroecológica. A pesquisa baseou-se nas relações estabelecidas entre a Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF) e a comunidade do Assentamento Santana, ambas localizadas no município de Monsenhor Tabosa – Ceará. Também foram objeto das análises, aproximações com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) especialmente mediante as práxis agroecológicas desenvolvidas desde o ano de 2018. A base epistemológica deste trabalho é o Materialismo Histórico-dialético. Os principais instrumentos utilizados para imersão na realidade foram: observações do processo educativo na EEMFF e na comunidade do Assentamento Santana/CE; entrevistas semiestruturadas com educadores(as) da EEMFF e da UECE, com estudantes da EEMFF e membros do Setor de Produção e Educação do MST no Assentamento e no estado; rodas de conversas com sujeitos que atuam em diferentes espaços da comunidade do Santana; registros em diário de campo. Constatou-se que os sujeitos coletivos dessa comunidade, fortalecidos pela organização no MST e formação em universidades públicas, passaram a impulsionar a práxis transformadora na Escola e na comunidade. Também provocaram na universidade aproximações com as lutas, a história e a cultura camponesa, rompendo com modos de produzir conhecimentos comumente hierárquicos e padronizados.

Externa à Instituição - LIA PINHEIRO BARBOSA - UECE
Externa à Instituição - SANDRA MARIA GADELHA DE CARVALHO - UECE
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Presidente - 2322876 - MONICA CASTAGNA MOLINA