Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIA ELEN NUNES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÁSSIA ELEN NUNES DE ALMEIDA
DATA : 13/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Eduação
TÍTULO:

Como as infâncias pensam, representam e territorializam a escola?
Reflexões a partir das narrativas de crianças de uma escola de Brazlândia/DF


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças, Protagonismo Epistêmico, Escola Classe, Territórios das infâncias, Educação do Campo


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as crianças que frequentam uma Escola Classe, localizada em Brazlândia, no Distrito Federal (DF), expressam seus pensamentos e percepções sobre a instituição escolar. A metodologia utilizada é a Sociopoética de Jacques Gauthier (2012), que constitui um método de pesquisa cooperativa e coletiva, voltada para decolonização da pesquisa e dos saberes. Assim, a partir de uma abordagem decolonial em educação, busca-se compreender: o que as crianças pensam sobre a escola e como representam suas percepções sobre ela? A pesquisa contribui para valorizar e conferir visibilidade ao protagonismo das crianças no ambiente escolar, enquanto sujeitos ativos que constroem suas próprias percepções e leituras de mundo (Lopes, 2006, Noguera, 2019). A partir desse protagonismo epistêmico, as crianças oferecem valiosas perspectivas para o desenvolvimento de análises sobre a escola como uma territorialidade central das infâncias, onde se processam parte importante das suas experiências e vivências educativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212002 - VIVIANE NEVES LEGNANI
Interno - 2236695 - ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - Jáder de Castro Andrade Rodrigues - UFG
Externo à Instituição - RODRIGO SOARES GUIMARÃES RODRIGUES - IFB
Notícia cadastrada em: 20/06/2024 16:54
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app16_Prod.sigaa10