Banca de QUALIFICAÇÃO: FLORACI MARIANO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLORACI MARIANO DE CARVALHO
DATA : 18/07/2024
LOCAL: online

A CONVERGÊNCIA ESTUDANTES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM TEXTOS ESCRITOS HÍBRIDOS: PROSPECTIVAS DE DOCENTES DOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Inteligência Artificial. Texto híbrido. Docente. ChatGPT

A pesquisa objetiva analisar criticamente prospectivas de docentes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal perante a realidade de convergência entre estudantes e inteligência artificial (IA) em textos escritos híbridos. O estudo aborda pressupostos da educação e comunicação numa perspectiva crítica (Freire, 1987, 1996, 2013, 2018), os conceitos de pensamento prospectivo (Moritz; Pereira, 2005; António Junior; Oliveira; Kilimnik, 2010) e de texto híbrido (Lopes; Forgas; Cerdà-Navarro, 2024). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos metodológicos utilizados foram a análise de conteúdo de Bardin (1977) e a triangulação de dados de Triviños (1987). Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com docentes de duas escolas do município de Novo Gama, Goiás, e a análise dos dados gerados foi estruturada em dois eixos temáticos: 1º eixo – docentes: resistências, aceitação categórica e condicionalidades para uso da IA na escrita de textos híbridos por estudantes dos (8º e 9º anos) do ensino fundamental e 2º eixo - medidas para mitigar os efeitos negativos na produção de textos híbridos por IA e estudantes. Entre os resultados preliminares da pesquisa, destacam-se algumas limitações no conhecimento dos docentes acerca do uso do ChatGPT em contexto de textos escritos híbridos para fins educativos, mas os docentes estão abertos ao uso da ferramenta em atividade em sala de aula. Os participantes entendem que o uso de ferramentas da IA traz benefícios aos professores e estudantes quando está direcionado para tarefas que facilitarão a otimização do tempo de pesquisa e o planejamento de atividades em sala de aula. No entanto, requer um olhar atento aos riscos e às novas possibilidades nas práticas educativas inovadoras. Os resultados também apontaram a necessidade de estudos mais avançados relacionados a essa temática, haja vista as lacunas existentes e as limitações causadas pela escassez de materiais no campo de investigação. Em síntese, recomenda-se a abertura dos horizontes para a construção do conhecimento, permitindo a problematização da realidade das novas tecnologias, que surgem como um desafio para a educação.

Externa ao Programa - 1098857 - ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ - nullInterna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Presidente - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Externa à Instituição - MARCIA LOPES REIS - UNESP
Notícia cadastrada em: 24/06/2024 12:56