Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA STEIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA STEIN
DATA : 02/08/2024
LOCAL: Faculdade de Edicação - Remoto Plataforma Zoom

“Minhas queridas companheiras”: narrativas epistolares de professoras sobre a docência em tempos de pandemia

Carta-tese, Sociopoética, Narrativas docentes, Pandemia

Nesta tese, analiso os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação escolar, na prática educativa e na subjetividade docente. Adotando a sociopoética e a epistolaridade como fundamento metodológico, a pesquisa reuniu memórias-fragmentos e diálogos epistolares de oito professoras dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do Espírito Santo. A estratégia metodológica consistiu em interrogar a experiência da virtualidade e do ensino remoto através da produção e da partilha de memórias-fragmentos-epistolares, visando identificar os aprendizados e as transformações vivenciadas pelas professoras, conformando, assim, um exercício auto(hetero) reflexivo/formativo em docência. O aporte teórico-conceitual da pesquisa abarca a vasta literatura sobre pandemia, trabalho docente, gênero e narrativas de si. Considerando a centralidade que a epistolaridade assume nesta pesquisa, seja como instrumento de produção de dados, seja como ponto focal das análises, o trabalho está organizado no formato de uma carta-tese.

Presidente - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Interna - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES
Externa ao Programa - 1719965 - JULIANA DE FREITAS DIAS - UnBExterna à Instituição - MERITXELL SIMON-MARTIN - UDL
Notícia cadastrada em: 24/06/2024 13:49