Banca de DEFESA: Maicon Donizete Andrade Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maicon Donizete Andrade Silva
DATA : 19/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: online
TÍTULO:

A GESTÃO TECNOCRÁTICA E EMPRESARIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ (2008 a 2023)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica; Ensino Médio Integrado; gestão da Educação; gestãotecnocrática-empresarial-gerencialista; Educação Profissional.


PÁGINAS: 305
RESUMO:

A tese elegeu como objeto de investigação a gestão tecnocráticaeempresarial nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)doCeará entre o período de 2008 a 2023. Parte do problema: os empresários,as fundações, os institutos privados, o Todos pela Educaçãoeosgovernadores, têm atuado por meio de articulações para direcionaraelaboração, a execução e a gestão das políticas para a educaçãobásicadoCeará. Propõe como objetivo principal analisar a gestão tecnocráticaeempresarial nas escolas públicas de Ensino Médio profissional doCearáeapreender como os mecanismos da tecnocracia têmregido os processosdegestão, de organização e de arquitetura curricular dessas escolas paraaconsolidação de um padrão de reprodução tecnocrático-empresarial.Assume-se o materialismo histórico-dialético como opçãoteórico-metodológica para analisar a totalidade histórica e dialética dagestãotecnocrática e empresarial empregada nas EEEP e evidenciar os mecanismosda tecnocracia que operam e regem as escolas secundárias doCeará. Aoassumir natureza qualitativa, com uso de dados empíricos, documentaiseestatísticos, adota a pesquisa bibliográfica com a exploração docampodeinvestigação para apreensão do objeto e suas múltiplas determinações. Comoresultado da investigação, afirma: o governo do Ceará e os empresáriosatuam e operam a política de educação profissional no estado, tendocomobraço o ICE, da empresa Odebrecht, e o Instituto Unibanco; existeumpadrão de reprodução da gestão tecnocrática e empresarial nas escolasdeeducação profissional do Ceará, que se expressa sob três perspectivas:reprodução ideológico-curricular, reprodução ideológico-empreendedoraereprodução ideológico-empresarial.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA - UFRN
Externa à Instituição - DEYSIANE FARIAS PONTES
Interno - 1457449 - JOSE VIEIRA DE SOUSA
Presidente - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Externa à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA - UFPR
Notícia cadastrada em: 24/06/2024 14:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app16_Prod.sigaa10