Banca de DEFESA: Aldenora Conceição de Macedo

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Aldenora Conceição de Macedo
DATA : 20/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

O curso de pedagogia no Brasil: uma análise reconstrutiva interseccional dos condicionantes de acesso à educação superior


PALAVRAS-CHAVES:

Justiça social; Hermenêutica reconstrutiva; Educação Superior; Pedagogia; Interseccionalidade


PÁGINAS: 228
RESUMO:

O perfil da universidade pública tem refletido mais honestamente a pluralidade da sociedade brasileira, sendo composto em sua maioria por pessoas negras. Boa parte dessa mudança é devido a políticas como as cotas étnico-raciais e sociais abordadas neste estudo. Porém, o acesso dessas pessoas prevalece nos cursos de menor “prestígio”, com maior concentração nas licenciaturas, dentre as quais destaca-se o curso de Pedagogia, seja na rede pública e privada, cujo perfil discente é formado por mulheres, pessoas negras e da classe trabalhadora. Assim, tomando o curso de pedagogia como fonte desta tese e considerando as características inerentes a essa licenciatura, parte-se da seguinte pergunta: Como as intersecções dos marcadores sociais de gênero, raça e classe determinam o ingresso das e dos estudantes aos cursos de pedagogia em instituições públicas ou privadas do Distrito Federal? Para tanto, no intento de buscar elucidações possíveis ao problema de pesquisa, realizamos um estudo interseccional, com a abordagem da hermenêutica reconstrutiva, considerando como horizonte interpretativo a justiça social. Trata-se de uma pesquisa com estudantes de cursos presenciais de pedagogia de quatro IES do Distrito Federal, duas públicas e duas privadas, no qual utilizamos de análise documental e aplicação de questionários. Intentamos compreender, sob a ótica da justiça social, as diferentes razões apresentadas a fim de construirmos, discursivamente, um trabalho que possa servir para reflexões a todas as instituições e sujeitas(os) envolvidas(os), e promover novas e constantes interpretações para um desenvolvimento crítico acerca da formação em pedagogia


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARLOTA JOSEFINA MALTA CARDOZO DOS REIS BOTO - USP
Presidente - 1643971 - CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI
Externo à Instituição - CLAUDIO ALMIR DALBOSCO - UPF
Interna - 1896183 - CRISTINA HELENA ALMEIDA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS - UnB
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 16:39
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app21.sigaa21