SEMEANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTIVANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL NO DISTRITO FEDERAL
Educação do Campo; Educação Ambiental;
Escola Sustentável; Distrito Federal.
Este trabalho busca compreender as relações
entre os domínios epistêmicos, políticos e
pedagógicos da Educação do Campo e da
Educação Ambiental em uma escola localizada
em um território da reforma agrária. O espaço
educativo em questão é o CED Agrourbano Ipê e
se localiza no CAUB I, no Riacho Fundo II,
Núcleo Bandeirante, Distrito Federal. Essa
escola foi escolhida devido a sua grande
contribuição para a comunidade rural que fica
entorno da instituição, assim como os seus
projetos sustentáveis e agroecológicos que
interligam a Educação do Campo e a Educação
Ambiental. Nas especificidades que este lugar
apresenta, seus avanços e desafios cotidianos, a
pesquisa aborda de forma qualitativa através do
estudo de caso as relações e temas ambientais
que perpassam a escola, no processo de se
constituir enquanto uma Escola do Campo.