Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA ROSA CRUZ GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLARA ROSA CRUZ GOMES
DATA : 11/10/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de Atos e RNP
TÍTULO:

Conexão com a natureza e percepção ambiental: Um estudo com crianças indígenas no Distrito Federal


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental; Ambiente escolar; Conectividade com a natureza; Identidade étnica; criança indígena.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Estamos vivendo em período de crise climática,
secas extremas, enchentes avassaladoras,
aumento da temperatura da terra, desastres
ambientais. Estudos apontam que quanto mais
uma pessoa se perceber conectada à natureza
mais ela perceberá as questões ambientais e
estará mais propensa a se engajar na proteção
ambiental. A cosmovisão indígena revela um
profundo respeito pela natureza e uma integração
entre ser humano e natureza, que servem de
inspiração aos não indígenas. Sabe-se que o
saber indígena é transmitido oralmente de
geração a geração pelos adultos de cada etnia.
No entanto, as crianças indígenas que vivem em
áreas urbanas, frequentam escolas regulares e
convivem com crianças e adultos não indígenas
está sujeita a outras influências, que podem
afetar sua percepção ambiental e sua visão de
natureza, assim como a sua relação com ela.
Assim, a educação e, particularmente, a
educação ambiental assume um papel importante
na valorização da natureza e de saberes que a
respeitem e valorizem, bem como na realização
de atividades pedagógicas que permitam a
vivência com e na natureza. Dada a importância
da conexão com a natureza para a formação de
pessoas mais comprometidas com as questões
ambientais e a proteção da biodiversidade
planetária, entre outros, o estilo de vida urbano
que isola cada vez mais as pessoas em ambientes
construídos, bem como a cosmovisão que
permeia as comunidades indígenas, emerge a
importância de investigações que busquem
compreender como se dá a formação de crianças
indígenas num processo escolar formal e regular.
Essa pesquisa tem por objetivo compreender a
percepção ambiental de crianças indígenas e
como elas se relacionam com a natureza e o
ambiente escolar. Para tanto, pretende-se
desenvolver uma pesquisa qualitativa estruturada

a partir do método transdisciplinar em uma
escola pública do Distrito Federal/DF, que
atende estudantes indígenas da Aldeia do
Noroeste, localizada no Plano Piloto do DF.
Dada a lacuna de estudos desse tipo com
crianças, sobretudo com crianças indígenas,
espera-se contribuir para a compreensão dessa
teia de relações complexas, assim como inspirar
práticas pedagógicas que fomentem identidades
étnicas, valores ecológicos e conexão com a
natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2164507 - CLAUDIA MARCIA LYRA PATO
Externo ao Programa - 1629812 - GERSEM JOSE DOS SANTOS LUCIANO - UnBExterna à Instituição - LÉA VELOCINA VARGAS TIRIBA - UNIRIO
Externa ao Programa - ***.304.325-** - VERA MARGARIDA LESSA CATALAO - UnB
Notícia cadastrada em: 30/09/2024 16:51
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