DA PERIFERIA AO MUNDO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PÓS-POPULARES AO ACESSO DE MULHERES À PÓSGRADUAÇÃO
Acesso e Permanência na Educação Superior. Mulheres. Patriarcado. Pós-graduação. Pós-Populares
A presente dissertação tem como tema o Projeto de Extensão Pós-Populares e sua importância para o acesso e permanência de pessoas da periferia de Brasília e sua região metropolitana, especialmente, mulheres, n o ensino de pós-graduação em universidades públicas. Nessa temática, a problematização é investigar em que medida o PósPopulares impacta e tem servido de escopo para o acesso ao universo acadêmico, contribuindo para a emancipação de mulheres da periferia de Brasília e sua região metropolitana. Foram definidas como sujeitas da pesquisa, mulheres que concluíram seus cursos de mestrado ou doutorado, identificando as contribuições dadas pelo Projeto para que elementos do patriarcado, que se constituíram como obstáculos para a entrada delas na pós-graduação fossem vencidos. Os procedimentos metodológicos efetuados foram a realização de entrevistas semiestruturadas com o fundador e coordenador e mais 04 pessoas que participaram da criação do projeto, aplicação de questionários com 4 das mulheres que concluíram seus cursos, e, análise documental. A partir do estudo de todo o material, foi possível compreender o processo histórico, a atuação e a importância do Pó-Populares para a emancipação pessoal e profissional das mulheres sujeitas da pesquisa, ressaltando que a análise foi feita por aproximação com o materialismo histórico-dialético, que nos permite enxergar para além da realidade posta e nos possibilita compreender o movimento dialético entre o concreto e o abstrato e o retorno ao concreto.