A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UnB, O USO DAS TDIC E A PERSPECTIVA INCLUSIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave: Formação Inicial do Pedagogo. TDIC. Prática Pedagógica. Tecnologias. Estilos de Aprendizagem. Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Inclusão.
RESUMO
Este estudo de doutorado tem como objetivo compreender as diretrizes curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) na Universidade de Brasília, a perspectiva da formação inicial para a educação inclusiva e o uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação - TDIC na prática pedagógica dos seus egressos nas escolas públicas do Distrito Federal. Neste contexto, a pesquisa buscará identificar em que medida a formação inicial do pedagogo da UnB, atuantes nas instituições de ensino público do Distrito Federal tem respondido à diversidade de formas de aprender de todos os estudantes na realidade das salas de aulas. Neste sentido, será considerada identificar a contribuição dos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como princípio orientador do processo educacional, considerando a diversidade dos estilos de aprendizagem presentes no cotidiano escolar (SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020; ZERBATO, 2018). Igualmente considerar a contribuição da TDIC e a Tecnologia Assistiva (TA), como recurso de apoio à mediação pedagógica do professor na atenção às necessidades educacionais específicas dos estudantes, visando o seu desenvolvimento e aprendizagem (BERSCHI & TONOLLI, 2021; GALVÃO FILHO, 2022). De abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa utilizará estratégias diversificadas para a coleta de dados por meio de mapeamento dos pedagogos da UnB no período de 2019 à 2023, em exercício profissional como professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, com aplicação de questionários e posterior realização de grupos de discussão com os sujeitos elegíveis. A análise dos dados se orientará pelos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo de BARDIN (2016). Almeja-se com este estudo de doutorado conhecer melhor a realidade, discutir e refletir as contribuições, não só das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial no curso de Pedagogia da UnB, mas sobretudo as evidências levantadas sobre esta formação ofertada a estes professores para o enfrentamento dos desafios no ensino, considerando a diversidade presentes na sala de aula e o uso de TDIC como recurso pedagógico, de forma a proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.