TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES ATRAVÉS DE ZINES: Um estudo comparado de imagens de jovens do ensino médio no Distrito Federal
Educação. Ensino Médio. Zines. Escola. Juventude. Método Documentário.
A presente tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU). Ela investiga zines que foram elaborados por jovens estudantes de uma escola pública de ensino médio do Distrito Federal. As capas dessas publicações foram investigadas com o objetivo de compreender as imagens produzidas por esses estudantes que usam dos zines como ferramenta de transformação social e apresentação de identidades. O referencial teóricometodológico dessa investigação encontra-se ancorado no Método Documentário de interpretação de imagens, desenvolvido por Ralf Bohnsack. O primeiro capítulo da pesquisa se empenha em compreender a função histórica da produção de zines e seu papel contestador jovial da cultura dominante. O segundo capítulo apresenta o referencial teórico-metodológico do Método Documentário, uma metodologia de pesquisa de análise interpretativa de imagens, e de compreensão do papel dos produtores de imagens na reconstrução do campo visual. O terceiro capítulo apresenta o projeto Infozine e como aconteceu o desenvolvimento desse projeto no Centro de Ensino Médio do DF, entre os anos de 2015 e 2019. O quarto e o quinto capítulos trazem a reconstrução das capas via Método Documentário, adaptado ao contexto desta pesquisa, frente ao desafio de analisar desenhos e palavras dentro da mesma composição visual das ilustrações. As considerações finais desta pesquisa qualitativa, destaca os desafios enfrentados na análise de imagens, enfatizando a compreensão proporcionada por meio delas e nelas mesmas, especialmente na forma como a imagem se manifesta através do gesto e da pose