RECONFICURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: PRODUÇÕES NOS PROGRAMA DE STRICTO SENSU DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO NO PERÍODO COVID E PÓS-COVID
Trabalho docente, Formação de professor, Epistemologia,
práxis.
O cerne desta pesquisa busca compreender o trabalho
docente a partir das unidades de análises
referenciadas nas dissertações e teses dos respectivos
PPGE-Programa de pós graduação em educação
(acadêmico) e PPGE/MP- Programa de pós
graduação mestrado profissional. A pesquisa está
fundamentada no materialismo histórico dialético. O
trabalho docente é investigado nas perspectivas
ontológica, epistemológica, gnosiológica sob a ótica
unidade teoria/prática visto que implica na relação
ensino, pesquisa e extensão visando tanto a
compreensão da realidade quanto a transformação
dela. Esse objetivo terá como eixo de reflexão a
seguinte questão: Qual(is) unidades de análise são
referenciadas no campo do trabalho docente na
produção acadêmica dos PPGE-FE mestrado e
doutorado acadêmico e PPGE-MP- mestrado
profissional? O referencial teórico da pesquisa
encontra-se respaldado no arcabouço teórico de
Saviani(2000), Marx(1983) e Gramsci(1999). A
síntese das unidades de análise no campo do
trabalho docente implica, não só na identificação das
marcas que constituem o cenário no qual a educação
pública que tem sido objeto de interesses difusos do
capital, mas também poderá nos auxiliares, não só na
compreensão da docência enquanto categoria
relacionada ao trabalho como princípio educativo
numa perspectiva ontológica, bem como contribuir
na constituição e no fortalecimento do campo de
pesquisa. No aspecto metodológico, pretende-se
realizar uma pesquisa qualitativa, com o escopo de
entender objetividade/subjetividade e contradições
subjacentes ao campo de pesquisa, bem como as
categorias totalidade, mediação e contradição que
possibilitam a compreensão do objeto de estudo. No
aspecto epistemológico da pesquisa, a base da análise
de dados respalda-se no materialismo históricodialético. Para o corpus teórico será utilizada a
pesquisa bibliográfica do tipo estado do
conhecimento de teses e dissertações utilizando o
recorte temporal (2018 a 2023) vinculados aos
PPGE-FE-Mestrado acadêmico e PPGE-MPMestrado profissional