Avaliação da Alfabetização no Brasil entre 2014 e 2022: Análise Pedagógica dos Resultados à Luz dos Objetivos do PNAIC e da PNA
Avaliação da alfabetização; SAEB; PNAIC; PNA
A pesquisa analisa os resultados das avaliações de alfabetização no Brasil entre 2014 e 2022, considerando os objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O estudo investiga a relação entre as diretrizes dessas políticas e os desempenhos observados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), examinando a evolução dos índices de alfabetização no período analisado. Para isso, foram examinadas as normativas e relatórios institucionais que orientaram a formulação e implementação das avaliações, além da análise estatística dos dados quantitativos do SAEB. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, combinando análise documental e estatística descritiva, com suporte da técnica de análise de conteúdo e do software Iramuteq para o tratamento dos dados textuais. Os achados revelam que, embora tenham ocorrido avanços na alfabetização em determinadas regiões e períodos, persistem desigualdades significativas nos resultados, influenciadas por fatores estruturais e pela descontinuidade de políticas públicas. A comparação entre o PNAIC e PNA evidenciou diferenças na concepção e implementação dessas políticas, demonstrando impactos distintos nos processos avaliativos e pedagógicos. A análise dos documentos e dos dados estatísticos reforça a necessidade de continuidade e aprimoramento das políticas de alfabetização, com maior ênfase na formação docente e na redução das disparidades regionais.