Banca de DEFESA: MIRO SOUZA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRO SOUZA DE ALMEIDA
DATA : 21/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Atos FE01
TÍTULO:

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE STRICTO SENSU DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UNB NO PERÍODO 2018 a 2023


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho docente, Formação de professor, Epistemologia da práxis.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

O cerne desta pesquisa busca compreender a formação e trabalho docente a partir das unidades de análises referenciadas nas dissertações e teses dos respectivos PPGE-Programa de pós graduação em educação mestrado (acadêmico) e PPGE/MP- Programa de pós graduação mestrado profissional vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa está fundamentada no materialismo histórico dialético. O trabalho docente é investigado nas perspectivas ontológica, epistemológica, gnosiológica sob a ótica unidade teoria/prática visto que implica na relação ensino, pesquisa e extensão visando tanto a compreensão da realidade quanto a transformação dela. Esse objetivo terá como eixo de reflexão a seguinte questão: Qual(is) unidades de análise são referenciadas no campo da formação e trabalho docente na produção acadêmica dos PPGE-FE mestrado e doutorado acadêmico e PPGE-MPmestrado profissional compreendendo o interstício temporal 2018 a 2023? O referencial teórico da pesquisa encontra-se respaldado no arcabouço teórico de Saviani (2000), Marx (1983) e Gramsci (1999). A partir disso, elencamos os objetivos específicos que é parte essencial deste levantamento que se propõe: i) investigar como se constitui a síntese teórica-metodológica da revisão da literatura sobre formação e trabalho docente no período 2018 a 2023; ii) Identificar se as produções apontam para elementos e/ou categorias da formação e trabalho docente; iii) Categorizar as unidades de análise que constituem a unidade formação e trabalho docente na produção acadêmica vinculada ao programa de pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A síntese das unidades de análise no campo do trabalho docente implica, não só na identificação das marcas que constituem o cenário no qual a educação pública que tem sido objeto de interesses difusos do capital, mas também poderá auxiliar não só na compreensão da docência enquanto categoria relacionada ao trabalho como princípio educativo numa perspectiva ontológica, bem como contribuir na constituição e no fortalecimento do campo de pesquisa. No aspecto metodológico, pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com o escopo de entender objetividade/subjetividade e contradições subjacentes ao campo de pesquisa, bem como as categorias totalidade, mediação e contradição que possibilitam a compreensão do objeto de estudo. No aspecto epistemológico da pesquisa, a base da análise de dados respalda-se no materialismo histórico-dialético. Para o corpus teórico será utilizada num primeiro momento a revisão da literatura pautada no instrumento tipo bibliográfico acerca de teses e dissertações vinculados aos PPGE-FE-Mestrado e doutorado acadêmico e PPGE-MP-Mestrado profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2421376 - ANA SHEILA FERNANDES COSTA - nullPresidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO RONCATO MARQUES ANES - UEG
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 23/06/2025 09:23
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