Banca de DEFESA: Brunna Guimarães Rodrigues

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Brunna Guimarães Rodrigues
DATA : 04/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

DA UTOPIA À REALIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO DA PEDAGOGIA WALDORF FRENTE OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA O BEM VIVER.


PALAVRAS-CHAVES:

 Pedagogia Waldorf, Bem Viver; Utopia


PÁGINAS: 97
RESUMO:
  • Resumo em português: O estudo buscou averiguar se a proposta filosófico-pedagógica de Rudolf Steiner apresenta pontos de convergências com a filosofia prática do Bem Viver e suas implicações para a educação. O Bem Viver é um movimento social que emerge dos ensinamentos dos povos originários ameríndios e arti- cula-se, hoje, em uma ampla malha de atores em busca de caminhos para a construção de projetos sociais sustentáveis. Consideramos que a educação atual apresenta sintomas próprios que muito colaboram para o desamparo da modernidade — isto é a concepção conteudista e bancária do ensi- no; o excesso de atributos e experiências tecnológicas em detrimento do cultivo das relações entre discentes, docentes e com a natureza. Tais sintomas foram amplificados, desde março de 2019, pelos efeitos da pandemia de COVID-19. Nesse intuito, articulamos os pressupostos filosófico-pedagógicos para uma concepção sistémica e holística da educação, considerando o vínculo entre ser humano e natureza, a noção de alteridade como fundamento epistemológico da educação; o nexo vital entre teoria e prática; o significado da educação em vista da transformação social; o papel da utopia como ideal formativo, no sentido individual e coletivo.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1053965 - BENEDETTA BISOL
Interna - 6426481 - INGRID DITTRICH WIGGERS
Externo à Instituição - JONAS BACH JUNIOR - UFMT
Externa ao Programa - 1613056 - PRISCILA ROSSINETTI RUFINONI
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 09:28
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app46_Prod.sigaa40