Banca de DEFESA: Nara Lopes de Melo

DISCENTE : Nara Lopes de Melo
DATA : 14/09/2022
LOCAL: virtual

FORMAÇÃO EM  ALTERNÂNCIA E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O FORTALECIMENTO TERRITORIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MUMBUCA A PARTIR DA LEDOC DA UFNT DE TOCANTINÓPOLIS.

Educação do Campo, Formação em Alternância, LEdoC, Desenvolvimento Territorial e Identidade

A pesquisa analisa como a Formação em Alternância, da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC): Habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), contribui com o fortalecimento territorial e afirmação da identidade quilombola na Comunidade Mumbuca, a partir da participação de parte de seus integrantes no curso. A base de fundamentação teórica e metodológica é o Materialismo Histórico-Dialético, nas categorias: historicidade, totalidade, contradição, mediação. Análise documental e entrevistas semiestruturadas foram técnicas utilizadas. A discussão sobre território e desenvolvimento territorial é realizada a partir de autores que desenvolveram e refinaram esse debate, como Raffestin (1993), Haesbaert (2006), Fernandes (2004, 2005), Saquet (2007, 2009, 2015, 2017), e que visa à construção do conceito de território na perspectiva social e como produto de contextos históricos. Para compreensão e construção a respeito da Educação do Campo e LEdoC usa-se Caldart (2001, 2010, 2011), Molina & Jesus (2004), Kolling; Nery & Molina (1999), Molina e Sá (2011), Santos (2009), Molina & Hage (2015, 2016), Pereira (2019), entre outras. A Formação em Alternância é abordada por Hage; Antunes-Rocha & Michelotti (2021). Apontam-se a partir das análises dos dados as contribuições dos tempos (Universidade e Comunidade), e suas atividades a partir dos olhares dos sujeitos da pesquisa. A Alternância promovida pela LEdoC/TOC visa contribuir e desenvolver o avanço entre o conhecimento científico e o conhecimento construído pelas comunidades, formar nesse sentido, sujeitos ativos em seus territórios e que consigam analisar e repensar de forma crítica a organização curricular de suas escolas, das realidades e contradições sociais no contexto geral e em seus territórios, e que possam registrar cientificamente suas experiências. Para os egressos a Alternância favorece a atuação em comunidade a partir, principalmente, da possibilidade de passar períodos em seus territórios promovendo práticas, ações e pesquisas que possam contribuir ou gerar conhecimento em diversas dimensões. Dessa forma, destaca-se que o TU e TC contribuem de forma significativa em função de possibilitar de forma intencional todo o processo e por toda carga teórico e reflexão sobre o conhecimento adquirido e produzido. Promovendo práticas que possibilite o fortalecimento de sua identidade e cultura, como também, formar gestores comunitários, e fornecer conhecimento para que haja luta e resistência para preservação e manutenção dos seus territórios, sociedade e cultura. Deve-se salientar que os resultados demonstram que a LEdoC/TOC, como intencionalidade do currículo, contribui de forma significativa para a formação de identidade do sujeito, o fortalecimento de vínculo, como também, sentimento de pertencimento com o território e a cultura quilombola.

Externa à Instituição - REJANE CLEIDE MEDEIROS DE ALMEIDA - UFT
Presidente - 2322876 - MONICA CASTAGNA MOLINA
Externa à Instituição - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO - UFPA
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ