Banca de DEFESA: Andreia Julio de Oliveira Rocha

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Andreia Julio de Oliveira Rocha
DATA : 22/09/2022
LOCAL: virtual

LESSON STUDY: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Lesson Study. Formação de Professores. Aprendizagem Matemática. Ensino Fundamental.

Este estudo aborda a Formação de Professores de Matemática por meio da Lesson Study (LS), que é um processo de desenvolvimento profissional cuja origem é o Japão no século XX. Para concretizar a pesquisa, foram realizados estudos teóricos sobre o conhecimento e desenvolvimento profissional do professor e a formação do professor que ensina matemática no Brasil. Igualmente, foi realizado um aprofundamento teórico sobre o Lesson Study, especialmente, na formação de professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Nesse escopo, a presente pesquisa tem como objetivo geral: compreender as contribuições da LS na ampliação do conhecimento do professor sobre a disciplina que ministra e sobre as necessidades didáticas que ela impõe a sua prática docente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e interpretativa, integrando professores, estudantes e pesquisadora para a realização de ciclo da LS. Os dados foram coletados por meio da observação participante, gravação em vídeo e em áudio das sessões, transcrições das gravações, questionários, vídeo-aulas e diário de bordo. Vislumbrou-se a constituição de um espaço formativo e as ações de estudo, planejamento, desenvolvimento e análise da aula investigativa. Os resultados evidenciam maior entendimento por parte dos professores sobre o que é necessário observar em relação aos conteúdos, às aprendizagens, aos estudantes, antes, durante e após a elaboração e aplicação de um planejamento de aula. Os achados da pesquisa mostraram também que a LS pôde incentivar um engajamento destes professores no sentido de compreenderem a importância da elaboração de estratégias com um foco na didática e em diferentes contextos, minimizando entraves de formação profissional.

Externa à Instituição - MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI - UNESP
Externa à Instituição - EDDA CURI - UNICRUZ
Interno - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externa ao Programa - 2141673 - RAQUEL CARNEIRO DORR